Incontinência Urinária: Como a Fisioterapia Pélvica Pode Ajudar?

incontinencia-urinaria (1)

Incontinência Urinária: Como a Fisioterapia Pélvica Pode Ajudar?

A incontinência urinária é um problema silencioso que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Embora seja mais comum em idades mais avançadas, ela também está cada vez mais presente entre mulheres jovens, especialmente aquelas que praticam atividades de alto impacto como corrida, crossfit, beach tennis e musculação com cargas elevadas, sem o devido preparo do assoalho pélvico.

Mas afinal, o que é a incontinência urinária? Trata-se da perda involuntária de urina, que pode ocorrer em diferentes situações: ao tossir, espirrar, rir, durante atividades físicas ou mesmo sem qualquer esforço, muitas vezes a urgência urinária é tamanha que impossibilita a chegada à tempo no banheiro. Esse problema impacta profundamente a qualidade de vida da mulher, limitando sua liberdade, minando sua autoestima e podendo levar a quadros de isolamento social, ansiedade e depressão.

Causas e Fatores de Risco

Diferentes fatores contribuem para o desenvolvimento da incontinência urinária, incluindo:

  • Fatores hormonais, especialmente com a queda de estrogênio na menopausa.
  • Alterações anatômicas, como disfunção do assoalho pélvico durante e após a gestação e o parto.
  • Constipação intestinal crônica, que sobrecarrega o assoalho pélvico devido à pressão excessiva ao evacuar.
  • Prática de esportes de impacto sem o preparo adequado da musculatura pélvica.

Infelizmente, muitas mulheres acreditam que a incontinência urinária é algo normal com o passar dos anos e passam a conviver com o problema, recorrendo ao uso de  protetores diários, absorventes e fraldas como uma solução paliativa. Mas a verdade é que esses produtos não tratam a causa do problema e ainda podem desencadear outras complicações, como infecções urinárias, candidíase e assaduras. Sem contar o impacto financeiro de depender desses produtos continuamente.

O Tratamento Realmente Eficaz

A boa notícia é que a incontinência urinária tem solução! E a Fisioterapia Pélvica é a abordagem mais eficaz, considerada padrão ouro, para tratar o problema de forma definitiva. Mas cuidado! Nem todo problema de perda urinária é causado por fraqueza da musculatura. Muitas mulheres são orientadas a fazer os famosos exercícios de “aperta e solta”, mas quando o problema não é falta de força e sim uma disfunção de coordenação ou mesmo uma hipertonia (excesso de tônus), esses exercícios podem piorar ainda mais o quadro.

A Fisioterapia Pélvica trabalha de forma personalizada, identificando a causa exata da disfunção e aplicando as melhores estratégias para recuperar o controle urinário. Entre os recursos utilizados estão:

  • Exercícios personalizados para fortalecimento ou relaxamento do assoalho pélvico.
  • Biofeedback para reeducação muscular.
  • Terapia comportamental e ajustes na rotina para evitar agravamento do quadro.
  • Estímulos elétricos para melhora da função neuromuscular, quando necessário.

O mais importante é saber que perder urina, mesmo que seja apenas uma gota, NUNCA é normal! E quanto mais tempo se espera para tratar, mais difícil pode ser a reabilitação.

Se você sente que sua qualidade de vida tem sido afetada pela incontinência urinária, não espere até que o problema se agrave. Busque a solução definitiva com a Fisioterapia Pélvica. Agende sua avaliação comigo e comece hoje mesmo o caminho para recuperar sua liberdade e bem-estar!

Dra. Emmanuele Albuquerque
Fisioterapeuta Pélvica | Especialista em Saúde da Mulher